Em 1992, O K-pop moderno começou com a formação de Seo Taiji & Boys, cujo sucesso de experimentação de diferentes estilos musicais acendeu uma mudança de paradigma na indústria da música da Coréia do Sul.[4] Como resultado, a integração de elementos musicais estrangeiros tornou-se uma prática comum na indústria do K-pop.[5]
Como a cultura pop coreana tornou-se um fenômeno cada vez mais globalizado e globalmente popular em muitas partes do mundo permitiu que a Coreia do Sul utilizasse a seu sector pop cultural para o acesso e entrada em mercados estrangeiros de entretenimento. Ao tocar em serviço de rede social e a plataforma de compartilhamento de vídeo YouTube, a capacidade da indústria do K-pop para garantir um público considerável no exterior tem facilitado um aumento notável na proliferação global do gênero.[6] Desde meados dos anos 2000, o mercado de música K-pop tem experimentado taxas de crescimento de dois dígitos. No primeiro semestre de 2012, arrecadou quase US$ 3,4 bilhões[7] e foi reconhecido pela revista Time como "a maior exportação da Coréia do Sul".[8]
Primeiro ganhando popularidade no Leste da Ásia no final de 1990, o K-pop entrou no mercado de música japonês na virada do século XXI. No final dos anos 2000, cresceu de um gênero musical comum entre os adolescentes e jovens adultos do Oriente e do sudeste da Ásia para uma subcultura.[9] Atualmente, a propagação do K-pop para outras regiões do mundo, através da Onda Coreana, é visto em partes da América Latina,[10][11][12] Nordeste da Índia,[13][14] Norte da África,[15][16] Oriente Médio,[17][18] Europa Oriental[19][20][21] e imigrantes enclaves do mundo ocidental.
As marcas do K-pop são:
- A diversidade de conteúdos audiovisuais: Embora o K-pop geralmente se refere a música popular sul-coreana, alguns consideram que seja um gênero abrangente exibindo um vasto espectro de elementos musicais e visuais. A organização audiovisual francesa Institut national de l’audiovisuel define com uma fusão de música sintetizada, rotinas de dança afiadas e, trajes coloridos da moda combinando com bubblegum pop com os elementos musicais de electro, disco, rock, R&B e hip-hop.[26]
- O treinamento sistemático de cantores: As maiores agências de gestão na Coreia do Sul oferecem contratos de ligação para as crianças a partir da idade de 9 a 10 anos. Os formandos vivem juntos em um ambiente fortemente regulamentado e passam muitas horas do dia aprendendo música, coreografia, línguas estrangeiras e técnicas de comunicação com os fãs e jornalistas. Este sistema "robótico" do treinamento é frequentemente criticado por meios de comunicação ocidentais.[27] Em 2012, o custo de formação de um único membro do grupo da SM Entertainment Girls' Generation, ficou em média US$3 milhões.[28]
- Formações de dança sincronizada e movimentos fundamentais na coreografia: Quando executam a música K-pop, vários cantores em um grupo, muitas vezes composto mais ou menos de cinco a doze membros (com algumas exceções), trocam as suas posições enquanto cantam e dançam, fazendo movimentos rápidos em sincronia.[29] A coreografia inclui muitas vezes um enganche, dança repetitiva que coincide com as características das letras da canção.[30][31] Os grupos de k-pop são muito conhecidos também por sua dança e coreografia bem trabalhada e muitas vezes difíceis de reproduzir, por razão dos mortais e piruetas que ás vezes são incluídos na coreografia.
- Distribuição rápida através da Internet: Como a indústria da música sul-coreana é comparativamente pequena, canções são liberadas para a televisão nacional e, simultaneamente, divulgadas no YouTube para chegar a uma audiência mundial.[32] Isso é muitas vezes precedido por uma série de anúncios ansiosamente esperados e atividades promocionais a que se refere como um "comeback", que em conjunto gera uma quantidade significativa de hype e excitação antes do lançamento oficial de canções e clipes musicais.[33]
O Banco da Coréia atribuiu o rápido aumento das exportações culturais
desde 1997 para o aumento da popularidade mundial do K-pop.[34]
- Suporte de agências do governo: O governo sul-coreano reconheceu que um aumento do interesse na cultura popular sul-coreana vai beneficiar o setor de exportação do país.[35] De acordo com estimativas do governo, um aumento de US$100 na exportação de produtos culturais resultados em um aumento de US$412 na exportação de outros bens de consumo.[36] As iniciativas do governo para expandir a popularidade do K-pop são na sua maioria realizada pelo Ministério da Cultura e do Turismo, que é responsável pela criação de dezenas de Centros Culturais coreanos no mundo todo. Embaixadas e consulados da Coreia do Sul também participaram no planejamento e organização de concertos de K-pop fora do país,[37] e o Ministério das Relações Exteriores convida regularmente no exterior fãs de K-pop para assistir ao anual K-Pop World Festival na Coréia do Sul.
- Base de fãs dedicads: Atividades de fãs incluem a tradução das letras coreanas das músicas e publicá-las em Inglês e outros idiomas. Um artigo do The Wall Street Journal indicou que o poder de permanência do K-pop será moldado pelos fãs, cujos serviços on-line têm, em parte, evoluido para -As empresas "micro" e empreendimentos de pequena escala.[38] É comum para os fãs organizar flash mobs em importantes áreas públicas através do Facebook, tocando e dançando com as últimas músicas de K-pop para que um concerto seja realizado.[39] Outros se voltaram para outras avenidas para chamar atenção do consulado sul-coreano ou embaixada para pedir um concerto.[40]
Cultura K-pop
Noções básicas e convenções
Ver também: Ídolo de K-pop
K-pop usa um conjunto de expressões específicas de gênero.[43] Estes incluem honoríficos coreanos
tradicionais, usados por ambos os ídolos e fãs. Além deste sistema
social tradicional, o K-pop acrescenta sua própria subcultura. Por mais
que a idade é importante, a data de estreia e popularidade do artista
também é importante. Artistas mais jovens ou aqueles que estreou mais
tarde são chamados de hubae (후배) e devem saudar o mais velho e colegas que estrearam anteriormente (선배, seonbae, "sênior") com um insa (인사) , a profunda reverência tradicional. Se não fizer isso reuniram-se com fortes críticas da indústria e os fãs.[44][45]Grupos masculinos e femininos na Coréia são referidos como ídolos ou grupo de ídolos.[46] Grupo de ídolos tem uma hierarquia rígida. Cada banda tem um líder, escolhido por ambos os membros ou a sociedade gestora com base na idade, personalidade e qualidades de liderança. O líder é um representante da banda, bem como responsável pela harmonia do grupo.[47] O membro mais jovem da banda é chamado de maknae (막내), o uso do termo no Japão foi influenciado por SS501 quando eles expandiram suas atividades no país em 2007. Sua tradução para o japonês "マ ン ネ" foi muitas vezes usado para nomear o maknae do grupo Kim Hyung-jun, a fim de diferenciá-lo de seu líder com um nome e ortografia semelhante, Kim Hyun-joong.[48]
A indústria pop coreana envolve o chamado fan service,[49] que é amplamente baseado no bromance de natureza não sexual entre membros de grupos ídolos masculinos. Fãs emparelham os seus favoritos em "OTP's" (um emparelhamento verdadeiro), que por sua vez reforçam os pares agindo bonito e fraternal uns com os outros na televisão. Os nomes de tais pares bromanticos são contratados a partir dos nomes artísticos originais dos membros, por exemplo, o par criado entre Baekhyun e Chanyeol é comumente referido como "ChanBaek". Pares de OTP são chamados "ships", a partir do termo Inglês "relationship", e os fãs desses "ships" são chamados de "shippers".[50][51]
Quando temos um membro favorito em um grupo de k-pop, chamamos este de "bias", sendo do sexo masculino ou feminino. Por exemplo, se o meu membro favorito do EXO for, por exemplo, o Sehun (um dos membros), eu posso falar que o meu bias do EXO é o Sehun, ou até mesmo que sou "Sehun biased". Mas se, entre todos os meus outros bias, o que eu mais gostar for, por exemplo, a Suzy do Miss A, ela será a minha "bias ultimate" e não apenas "bias". Sendo assim, você poderá ter vários bias, um ou mais em cada grupo, mas ultimate é um só, o que você mais gosta entre todos os outros. Esses termos só são utilizados para grupos de k-pop.
Gênero no K-pop
Todos os grupos femininos, com o nível do Girls' Generation têm ajudado a lacuna da popularidade entre grupos masculinos e femininos
Embora no K-Pop exista diversos grupos com enorme popularidade de ambos os sexos, existem diferenças significativas no que é considerado tópicos aceitáveis entre homens e mulheres. Um dos temas fundamentais é que é aceitável para ser um homem ser um "bad boy" e se considera ofensivo ser uma mulher ser uma "bad girl". Na cultura sul-coreana, ser um menino mau é visto como algo misterioso e desculpável. Existem dezenas de músicas de K-Pop ao longo dos últimos anos que têm títulos como “Bad Guy”, de grupos como BIGBANG e 100%. Todas estas canções incidem sobre ser aceitável e considerado uma coisa positiva para não ser sempre um homem íntegro e moralmente correto na sociedade sul-coreana.[54]
No K-Pop muitas vezes quando se trata de longevidade diferenciados por gênero. Os fãs são frequentemente muito dedicados a grupos que são considerados seus "ídolos" e, na Coreia, é considerado vergonhoso ser fã de vários grupos, especialmente do mesmo sexo. K-Pop é construído em torno de fãs dedicados, e a maioria dos fãs são do sexo feminino. Com a maioria dos fãs sendo do sexo feminino, grupos do sexo masculino são muitas vezes eram mais idolatrados do que os femininos, levando a mais longas e mais lucrativas carreiras. Mas hoje em dia os grupos de k-pop femininos são tão valorizados quanto os masculinos, conseguindo fazer músicas de boa qualidade e possuindo milhares de fãs ao redor do mundo.
Há muitos outros impactos que os papéis de gênero têm em referência ao K-Pop. Um dos maiores impactos é com assuntos externos. De acordo com a mídia sul-coreana, o Ministério da Defesa configurou muitos grandes ecrãs de televisão através da fronteira na Coreia do Norte, a fim de difundir vídeos de música por muitos dos notórios girl groups de K-pop, como 2NE1, Girls' Generation, Wonder Girls, After School, 4Minute, e Kara como parte da "guerra psicológica" contra seu país rival. Fontes próximas do país dizem que as roupas "reveladoras" usadas pelas cantoras, bem como suas danças provocantes pode ter um impacto significativo sobre os soldados norte-coreanos.[55]
Uma das principais críticas com K-pop é que muitas bandas não pagam quase tanto como eles acreditam que deveriam. A administração da empresa de ter tanta influência no início da carreira de um 'grupo que muitos contratos assinados são há muitos anos que pagam significativamente menos do que deveriam'. Bandas só de garotas muitas vezes sentem o peso desta prática desleal. O grupo feminino de sete membros Rainbow, é imensamente popular na Coreia do Sul ainda recebem muito pouco de seus lucros. Depois de trabalhar insuportavelmente longas horas durante alguns anos, seus pais estavam de coração partido para ouvir como pouco eles estavam sendo pagos. Infelizmente, grande parte desta é atribuída a notavelmente baixas margens de lucro em toda a indústria do K-pop. Para pagar melhorar para os artistas, as receitas devem aumentar.[56]
Expressões usadas com freqüência
Eventos
Turnês internacionais
![](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.png)
Convenções e festivais de música
- 2003–presente: Korean Music Festival no Hollywood Bowl em Los Angeles.
- 2011–presente: K-POP World Festival na South Korea.
- 2012–presente: KCON na California.
K-pop na mídia social
A propagação do K-pop é ainda mais estimulada por usuários comuns da Internet, blogueiros e websites Hallyu. De acordo com um pesquisador da Universidade Yeungnam, um site chamado "dkpopnews.net" tem desempenhado um papel fundamental na difusão do género musical K-pop através do sudeste da Ásia, enquanto estive no Japão, um usuário do Twitter com o nome "kpop_lov" é reconhecido como uma "grande" fonte de informação do K-pop.[66]Em 6 de abril de 2013, o 26° primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, enviou uma saudação de aniversário para Choi Si-won do Super Junior depois de um fã pediu-lhe para fazê-lo em seu Twitter oficial.[67][68] Um artigo do The Wall Street Journal indicou que o poder de permanência do K-pop provavelmente será moldada por fãs, cujos serviços on-line têm, em parte, evoluído para As empresas "micro" e empreendimentos de pequena escala.[38]
Na Estados Unidos, um fã site conhecido como "soshified.com" atrai mais de 10 milhões de cliques por mês.[69] Alguns outros sites populares de K-pop incluem:
- Allkpop: Frequentemente visitados por fãs de K-pop a partir de países de língua inglesa
- Soompi: Um dos maiores e mais antigos site do K-pop. A fim de atender aos fãs internacionais, Soompi começou recentemente a publicar artigos em idiomas adicionais, tais como espanhol, francês e português.
- Eatyourkimchi: Gerido por um casal canadense residente na Coréia do Sul e retrata a cultura popular do país a partir de uma perspectiva ocidental.[70]
Memes da internet
![](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.png)
Visualizações no YouTube
Dos 2,28 bilhões em todo o mundo das visualizações de K-pop no YouTube em 2011, 240 milhões vieram dos Estados Unidos, que foi mais que o dobro de 2010 (94 milhões).[71]
PSY, cujo videoclipe para "Gangnam Style" tornou-se o primeiro a chegar a mais de um bilhão de visualizações no YouTube[72]
Popularidade e impacto
Ver também: Hallyu
A Coréia do Sul está emergindo no século XXI como um grande exportador de cultura popular.[73] Como parte da onda coreana, o K-pop tem sido abraçada pelo governo sul-coreano como uma ferramenta para o soft power no exterior, particularmente para com os jovens.[74] The Economist apelidou a cultura pop coreana como "trendsetter mais importante da Ásia".[75]
Donika Sterling, uma fã de K-pop americana diagnosticada com a doença de Charcot-Marie-Tooth, foi patrocinada para conhecer seus ídolos favoritos na Coréia do Sul[76][77]
Ásia
2NE1 em um concerto em Clarke Quay, Singapura
De acordo com a Fundação de Cultura do Intercâmbio Internacional da Coreia, o K-pop tem sido um sucesso de exportação da cultura coreana na Ásia. No seu índice de "Korean Wave", o principal país em 2010 foi o Japão, em uma lista que também incluía Taiwan, China, Tailândia, Indonésia, Vietnã, Malásia e Filipinas.[98]
O K-pop ainda tem que fazer um grande impacto na China, mas tem havido um considerável sucesso. Em 2005 Rain realizou um concerto em Pequim para 40.000 pessoas.[99] Wonder Girls ganhou um prêmio no 5th annual China Mobile Wireless Music Award por ter as maiores vendas digitais para um artista estrangeiro com cinco milhões de downloads digitais em 2010.[100] Super Junior e seu sub-grupo Super Junior-M tiveram resultados bem sucedidos nas paradas musicais Kuang Nan Record, CCR e Hit Fm Taiwan.[101]
Índia
Na Índia no estado de Manipur, onde separatistas proibiram filmes de Bollywood, os consumidores têm se voltado para a cultura popular coreana para as suas necessidades de entretenimento. O correspondente da BBC Sanjoy Majumder informou que produtos de entretenimento coreanos são na sua maioria cópias piratas contrabandeadas do vizinho Birmânia, e é geralmente bem recebido pela população local.[13][102]Isto levou a língua coreana se tornar mais popular entre os jovens, com frases como "Annyeong-haseyo" (안녕하세요) e "Kamsahamnida" (감사 합니다) agora comumente ouvida no discurso diário.[13] Em resposta à crescente influência cultural coreana, o Professor Amar Yumnam a partir da Universidade Manipur propôs a criação de cursos de línguas para estudantes coreanos, depois de uma reunião entre funcionários da universidade e diplomatas da Embaixada da Coréia em Nova Deli realizada em 2011.[103]
A fim de capitalizar sobre a popularidade do K-pop em Manipur, muitos salões de cabeleireiro ofereceram cortes "estilo coreano" com base nos penteados de boy groups de K-pop.[13][102] Esta onda de cultura popular coreana está se espalhando de Manipur para o estado vizinho de Nagaland,[104] e Nepal.[105]
Filipinas
Em 2015 o cantor/comediante Filipino-coreano Ryan Bang lançou Shopping, um single mashup P-Pop-K-Pop.[106]Regulamentos
Em 2014, a Coreia do Sul passou de lei para regulamentar a sua indústria de música, protegendo estrelas K-pop menores de idade de práticas de trabalho insalubres e performances abertamente sexualizadas, bem como ações de sensibilização para as regras que garantem o direito de "aprender, descanso e sono." De acordo com o Hollywood Reporter, "o entretenimento da Coréia é notoriamente improvisado e não regulamentado. Na procura de estrelas - muitos dos quais são "ídolos" adolescentes - tem sido conhecido a ensaiar e se apresentar sem dormir".[107]GRUPOS DE KPOP
- Somente alguns dos muitos grupos de k-pop existentes.
Idols Solo
Dirigindo-se a outros | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Coreano | Romanizado | Explicação | ||||
오빠 | oppa | O irmão mais velho da mulher; Mulheres coreanas chamam membros masculinos mais velhos da família e amigos, bem como seus amantes desta forma. Os fãs geralmente se referem aos ídolos masculinos como oppa.[57] | ||||
형 | hyung | O irmão mais velho do homem; Homens coreanos chamam membros masculinos mais velhos da família e amigos desta forma. Os membros mais jovens de grupos de ídolos chamam "os membros mais velhos 'hyung'. Não fazer isso é considerado rude e indelicado.[58] | ||||
언니 | eonni/unnie | Irmã mais velha de mulher; Mulheres coreanas chamam membros femininos mais velhos da família e amigas desta forma. Os membros mais jovens de grupos de garotas também se referem aos membros mais velhos como eonni.[59] | ||||
누나 | nuna/noona | Irmã mais velha do homem; Homens coreanos se referem a mulheres mais velhas em sua família, bem como em seu círculo de amigos dessa forma.[59] | ||||
동생 | dongsaeng | irmão mais novo; independentemente do sexo, pessoas em estreita relação com os mais velhos são referidos como dongsaengs.[43] | ||||
선배 | sunbae/seonbae | Senior, alguém com mais experiência na respectiva área, independentemente da idade.[45][60] | ||||
후배 | hubae/hoobae | Júnior; alguém com menos experiência na respectiva área, independentemente da idade.[45] | ||||
Outras expressões frequentes | ||||||
Coreano | Romanizado | Explicação | ||||
화이팅 | hwaiting | Originado a partir do inglês "fighting", esta expressão é amplamente utilizada para incentivo e apoio.[61] | ||||
대상 | Daesang | Em vários prêmios de música artistas recebem Bonsangs para a sua realização proeminente na música, em seguida, um dos vencedores Bonsang é premiado com um Daesang, o "Grande Prémio".[62] | ||||
본상 | Bonsang | |||||
Expressões | Explicação | |||||
All-Kill (AK) Perfect All-Kill (PK) |
Eles se referem a posições como certificado pelo Instiz.net. "AK" significa que a canção alcançou o número um nas paradas dos sete maiores portais de música on-line (incluindo Instiz) da Coreia do Sul no mesmo dia. "PK" são canções que adicionam os critérios que a música deve conduzir as paradas de download ringtone.[63][64] | |||||
Mini-álbum | Um mini-álbum no K-pop significa que o registro (físico ou digital) geralmente contém duas ou três músicas e seus remixes, embora alguns mini-álbuns têm até dez faixas exclusivas. Aproximadamente equivalente a um EP, é mais do que um single, e mais curto do que um álbum completo.[43] | |||||
Faixa-título (title track) | Faixa-título no K-pop, é a canção principal promovida do álbum; ela tem um vídeo musical lançado, e é promovida em programas musicais como Inkigayo por performances ao vivo.[43] | |||||
Álbum repackaged (álbum reembalado ou repaginado) | Álbum repaginado significa que após as primeiras promoções do álbum terminar, o álbum é relançado com um novo design, que contém uma ou duas novas faixas, das quais uma é a "faixa-título" com um novo videoclipe.[43] | |||||
Promoção | Promoção no K-pop se refere à promoção da "faixa-título" em vários programas musicais televisionados como Inkigayo. Promoção em programas de TV geralmente duram um mês, com um "palco de estréia", para os recém-chegados, um "comeback" para regulares e um "estágio de adeus" no final do ciclo.[43] | |||||
Point dance | Point dance consiste em movimentos fundamentais de engate e repetitivos dentro da coreografia, que coincide com as características das letras.[31][30]. Por exemplo: um dos pontos da música "Sorry Sorry" do Super Junior são os movimentos de "esfregar as mãos" que eles fazem durante a parte do refrão "sorry sorry sorry sorry naega naega [...]". | |||||
Comeback (retorno) | Consiste no retorno do grupo ou solo. Sempre quando um grupo lançar musica nova eles as promovem em programas musicais no que chamam de "Comeback Stage", ou retorno aos palcos. Geralmente os fãs ficam apreensivos com o comeback dos artistas favoritos (ou não) para saber qual o conceito adotado pelo grupo ou solo. | |||||
Posição | Artista(s) | Título | Ano | Nota(s) | Visualizações (milhões) | |
1 | PSY | "Gangnam Style" | 2012 | Primeiro vídeo a chegar a mais de um bilhão de visualizações no YouTube | 2.610 | |
2 | PSY | "Gentleman" | 2013 | 976 | ||
3 | PSY feat. Hyuna | "Oppa Is Just My Style" | 2012 | 647 | ||
4 | PSY ft. Snoop Dogg | "Hangover" | 2014 | 265 | ||
5 | BIGBANG | "Fantastic Baby" | 2012 | Primeiro grupo de K-pop a superar 200 milhões de visualizações no YouTube | 239 | |
6 | PSY feat. CL | "Daddy" | 2015 | 182 | ||
7 | Girls' Generation | "I Got a Boy" | 2013 | 168 | ||
8 | Girls' Generation | "Gee" | 2009 | Primeiro grupo de feminino de K-POP a superar 100 milhões de visualizacões no YouTube | 165 | |
9 | BIGBANG | "Bang Bang Bang" | 2015 | 160 | ||
10 | 2NE1 | "I Am the Best" | 2011 | Segundo grupo feminino de K-POP a superar 100 milhões de visualizacões no YouTube | 157 | |
11 | Girls' Generation | "The Boys" | 2011 | Versão Coreana | 144 | |
12 | Girls' Generation | "Mr. Taxi" | 2011 | Versão (Dance) Japonesa | 117 | |
13 | GDXTAEYANG | "Good Boy" | 2014 | Primeira Sub-unit a superar 100 milhões de visualizações no YouTube | 114 | |
14 | Hyuna | "Bubble Pop!" | 2011 | Primeira cantora solo de K-pop a superar 100 milhões de visualizações no YouTube | 113 | |
15 | Super Junior | "Mr. Simple" | 2011 | 111 | ||
16 | EXO | "Overdose" | 2014 | Versão Coreana | 109 | |
17 | EXO | "Growl" | 2013 | Versão Coreana | 106 | |
18 | BIGBANG | "Loser" | 2015 | 105 | ||
19 | f(x) | "Electric Shock" | 2012 | 97 | ||
20 | EXO | "Call Me Baby" | 2015 | Versão Coreana | 96 | |
21 | Girls' Generation | "Oh!" | 2010 | 95 | ||
22 | BIGBANG | "Bad Boy" | 2012 | 92 | ||
23 | Hyuna | "Ice Cream" | 2012 | 88 | ||
24 | BIGBANG | "Blue" | 2012 | 85 | ||
25 | G-Dragon | "Crooked" | 2013 | 84 | ||
26 | TWICE | Like OOH-AHH | 2015 | Primeiro grupo feminino de k-pop a superar 70 milhões de visualizações em Debut no YouTube | 81 | |
27 | BTS | "Dope" | 2015 | 80 | ||
28 | Girls Generation | "Run Devil Run" | 2010 | 80 | ||
29 | Kim Tae-yeon | "I" | 2015 | 78 | ||
30 | EXO | "Wolf" | 2013 | 76 | ||
Útlima atualizacão: 01 de Agosto de 2016 |
||||||
Região | Período de tempo | Demografia da platéia de K-pop | ||||
Japão | 2010–2012[80][81] | Adolescentes e mulheres de meia idade da classe alta.[82][83] | ||||
Estados Unidos | antes de 2010 | Principalmente coreanos americanos. | ||||
desde 2010 | Principalmente americanos coreanos e outros asiáticos americanos,[24][84] mas também alguns caucasianos e um número crescente de americanos africanos.[23][25][85] | |||||
Resto do mundo | desde 2010 | Principalmente adolescentes e jovens adultos,[86] especialmente garotas, mulheres em seus 20 anos,[87][88] e algumas mulheres nos seus 30 anos.[89] | ||||
Grupo | Gênero | Empresa | ||||
2NE1 | Feminino | YG Entertainment | ||||
2PM | Masculino | JYP Entertainment | ||||
BLACKPINK | Feminino | YG Entertainment | ||||
After School | Feminino | Pledis Entertainment | ||||
AOA | Feminino | FNC Entertainment | ||||
Apink | Feminino | A Cube Entertainment | ||||
ASTRO | Masculino | Fantagio Entertainment | ||||
B2ST | Masculino | Cube Entertainment | ||||
B.A.P | Masculino | TS Entertainment | ||||
Big Bang | Masculino | YG Entertainment | ||||
Boyfriend | Masculino | Starship Entertainment | ||||
Brave Girls | Feminino | BRAVE Entertainment | ||||
BTOB | Masculino | Cube Entertainment | ||||
BTS | Masculino | Big Hit Entertainment | ||||
CLC | Feminino | Cube Entertainment | ||||
Cosmic Girls | Feminino | Starship Entertainment | ||||
Crayon Pop | Feminino | Chrome Entertainment | ||||
EXO | Masculino | S.M Entertainment | ||||
F(x) | Feminino | S.M Entertainment | ||||
GFriend | Feminino | Source Music Entertainment | ||||
Girl's Day | Feminino | Dreamtea Entertainment | ||||
Girls' Generation | Feminino | S.M Entertainment | ||||
GOT7 | Masculino | JYP Entertainment | ||||
Gugudan | Feminino | Jellyfish Entertainment | ||||
Hello Venus | Feminino | Fantagio Entertainment | ||||
iKON | Masculino | YG Entertainment | ||||
Ladies' Code | Feminino | Polaris Entertainment | ||||
MAP6 | Masculino | JYP Entertainment | ||||
MBLAQ | Masculino | J.Tune Camp | ||||
Miss A | Feminino | JYP Entertainment | ||||
Monsta X | Masculino | Starship Entertainment | ||||
NCT | Masculino | S.M. Entertainment | ||||
Nu'est | Masculino | Pledis Entertainment | ||||
Oh My Girl | Feminino | WM Entertainment | ||||
Red Velvet | Feminino | S.M Entertainment | ||||
SEVENTEEN | Masculino | Pledis Entertainment | ||||
SHINee | Masculino | S.M Entertainment | ||||
SISTAR | Feminino | Starship Entertainment | ||||
Super Junior | Masculino | S.M Entertainment | ||||
TVXQ | Masculino | SM Entertainment | ||||
TWICE | Feminino | JYP Entertainment | ||||
Wa$$up | Feminino | Sony Music | ||||
WINNER | Masculino | YG Entertainment | ||||
Wonder Girls | Feminino | JYP Entertainment | ||||
Artista | Sexo | Empresa | ||||
Ailee | Feminino | YMC Entertainment | ||||
Baek A-yeon | Feminino | JYP Entertainment | ||||
BoA | Feminino | SM Entertainment | ||||
IU | Feminino | LOEN Entertainment | ||||
Rain | Masculino | Cube Entertainment | ||||
Hyun-Seung | Masculino | Cube Entertainment | ||||
Hyuna | Feminino | Cube Entertainment | ||||
CL | Feminino | YG Entertainment | ||||
Jessica Jung | Feminino | Coridel Entertainment | ||||
Jonghyun | Masculino | SM Entertainment | ||||
Taeyeon | Feminino | SM Entertainment | ||||
Kangta | Masculino | S.M. Entertainment | ||||
Kyuhyun | Masculino | S.M. Entertainment | ||||
Luna | Feminino | S.M. Entertainment | ||||
Taemin | Masculino | SM Entertainment | ||||
Taeyang | Masculino | YG Entertainment | ||||
Yesung | Masculino | S.M. Entertainment |
Nenhum comentário:
Postar um comentário